Recorrer, imediatamente, ao Instituto Pasteur ou ao Serviço Médico mais próximo.
Estando em lugares desprovidos de recursos médicos, deverá tomai' chá de caroba e Santa Maria, alternando-o, hora a hora, com chá de Guiné, durante 8 dias.
Cozimento No. 8, aos copos, de 3 em 3 horas. No dia seguinte, e durante 8 dias, tomar o mesmo cozimento, aos cálices de 3 em 3 horas, e o chá de, “Espinheira Santa”, 3 vezes ao dia. Beber água com suco de limão.
Lavar a mordedura com amoníaco e depois colocar compressas de cozimento de erva “Santa Maria” e Mostarda, e passar suco de “Santa Maria”, 3 vezes ao dia, alternando com mel de abelhas.
Se encontrar pelo caminho erva de “Santa Maria” (Mastruço) arrancará alguns pés, envolvê-los em um lenço e socá-los ou torcê-los, até extrair o suco suficiente para passar no ferimento.
Nota - Se o viandante for mordido, na passagem por lugares onde falte à medicação acima, não se deve impressionar; amarrará um lenço ou qualquer cordão acima da mordedura, porém, trará consigo sempre alho ou amoníaco, em abundância, e socando o alho, fará uma fricção demorada; procurará depois água corrente limpa, beberá bastante, mas muito mesmo, ainda que não tenha vontade, após lavará bem a parte ferida, espremendo até que venha sangue, e depois friccionará novamente com alho a parte ferida.



0 comentários:
Postar um comentário