Alimentação da Criança
Nenhum alimento melhor do que o leite materno. Toda mulher-mãe deve cuidar da sua saúde e saber alimentar-se para poder transmitir saúde ao seu filho.
O estado psíquico da mãe e os alimentos que ingerir repercutem diretamente no leite, beneficiarão ou afetarão a criança. Assim sendo, toda mãe deverá ter noções de higiene mental e física, manter-se sempre calma e asseada, comer a horas certas, mastigar bem os alimentos, tomando leite três vezes ao dia, comendo caldos de legumes engrossados com aveia (o leite e a aveia darão o fósforo e o cálcio tão precisos na alimentação), não tomar café nem chá da índia, álcool, cerveja ou guaranás. Beber só água, de preferência serenada, leite, mate, e chás de casca de carvalho, de casca de cajueiro, de folhas de abacateiro, chá mineiro, de erva cidreira, mas ingerindo pouca quantidade de cada vez, mesmo a água. Esta faz melhor, aos cálices de hora em hora.
Se a mãe é robusta, tem leite bastante, ate ao 6º. mês, nada mais dará ao filho do que o seu leite.
Do 3º. mês em diante dará suco de laranja lima, uma ou duas vezes ao dia. Não sendo laranja lima, deve adicionar ao suco algum açúcar. Do 6° mês, em diante, mingaus ralos das seguintes farinhas: maisena, cinco cereais, farinha de arroz, araruta, aveia bem cozida e coada, caldo de legumes, cozidos com uma pitadinha de sal e algum azeite de boa qualidade e depois coados.
Uma colher das de chá de suco de tomate (bem fresco o fruto) duas vezes ao dia.
De um ano em diante
Dar-lhe, três vezes ao dia, leite de vaca, com mate, chá de altéia, água de aveia e cevada, começando por uma parte de leite e duas de um dos adicionais, variando sempre, e passados alguns dias, em partes iguais a cada adicional. Caldo de feijão, cozido sem carne seca, caldo de legumes com farinha de milho, caldo de agrião, chuchu, batata doce, tudo bem cozido e amassado, para depois passar na peneira e ser ministrado feito papinha. Bife mal passado, para sugá-lo sem que ingira o bagaço. Maçã crua ralada. Outras frutas, sendo uma qualidade de cada vez, também se podem dar, desde que estejam bem maduras, raladas e amassadas, para serem ingerido feito papinha. O pedaço de bife deverá ser grande, para que a criança não o possa engolir.
Dar-lhe pão torrado, para beneficiar as gengivas e o rompimento dos dentes. Não deixar a criança levar à boca objetos ou quaisquer imundícies que, ela, inocentemente, possa atingir.
Não ministrar balas ou bombons às crianças, é ter, certeza de não concorrer para intoxicações e destruição dos dentes.
Até a idade de três anos, dar somente o que aí se aconselha: líquidos, mingaus, papinhas, caldos de feijão.
De três anos em diante, podem passar a comer alimentos sólidos, mas ensinando-as a mastigar bem e não lhes dar águas às refeições, devendo ensinar-lhes que bebam, se tiverem sede, alguns goles de água antes das refeições, mas não durante as mesmas nem depois, podendo, no entanto, tomar um cálice de hora em hora após a refeição, havendo muita sede.
As mães, estando irritadas, envenenam o seu leite e podem matar os filhos; portanto, nunca deverão amamentar logo após a irritação ou forte emoção.
Devem primeiro voltar à calma, fazendo irradiações ao Astral Superior e tomando meio copo de Água Fluídica ou serenada com açúcar e uma colher das de chá de água de flor de laranjeira ou uma chávena de chá de hortelã com folhas de laranjeira.
Eduque-se a criança para o respeito e compostura a mesa, na hora da refeição, indo para ela já com as mãos lavadas e ficando sentada, de guardanapo ao pescoço, e em posição correta.
Adultos e crianças devem estar à mesa alegres, bem humorados, para que os alimentos produzam bom resultado na nutrição.
Toda criança precisa tomar caroba ou carobinha, em chás ou cozimentos, para depurar o sangue, três ou quatro vezes, por dia.
Vestuário
A criança não deve andar com vestimentas apertadas, nem ficar em aposento abafado e escuro. A criança precisa receber ar, sol e luz.
Tomar banho todos os dias, tendo cuidado com o umbigo, depois deste seco, bem cicatrizado, não precisa a criança andar ligada, é vesti-la de acordo com a temperatura, e depois de três meses, estando robusta, basta uma camisola de pano encorpado, e deixá-la à vontade, não lhe tolhendo os movimentos de pernas e braços. Nada de toucas. Até um ano, não estando em estação quente, deve-se dar-lhe banho em água morna, à temperatura do corpo, e uma ou outra vez, espargir umas gotas de vinagre na água. Estando a criança robusta, e não sendo estação invernosa, dê-lhe banho em água fria, mas rapidamente, não devendo demorar mais de um minuto.
Deixar a criança em lugar asseado, bem limpo de poeira e imundícies, longe de objetos ou cantoneiras que ela possa atirar sobre si, apenas, estendendo lençol, coberta ou esteira fina, para que ela possa engatinhar à vontade, fazendo a sua natural ginástica para o desenvolvimento dos tecidos musculares.
Não tendo doença, fome ou sede, não estando molhada, deve-se deixar chorar a vontade, pois, só faz bem aos pulmões.
É desde criança que se começa a fortificar o espírito e o físico.
Criança muito mimada, é criança inútil no futuro, para a luta pela vida, sofrerá mais que as outras, que desde o berço receberam educação racional e ate científica.
Filhos não são bonecos e, sim, almas que vieram a este mundo contando com os pais para guiá-los racionalmente para o cumprimento de seus deveres.
Dentição
Se não houver intoxicação alimentar, a dentição se dará sem a menor complicação. Os dentes de leite devem ser cuidados como os definitivos. Escovados todos os dias, de manhã e à noite e após as refeições, com boa pasta dentifrícia e quando algum cariar, ir ao dentista, pois o dente de leite, não sendo tratado, concorrerá, para enfraquecer o definitivo. Boca cuidada, físico lavado, roupa mudada, dormitório arejado, alimentação sã, livre de guloseimas, é ter certeza de não precisar fazer gastos com medicamentos nem terem os pais fortes apreensões.
Em todo lar deve existir um livro “Guia das Mães”. O do Dr. Witrock é recomendável.
Higiene da boca
Todos devem ter cuidado com a boca e com os dentes. A falta de higiene bucal pode levar a criatura às enfermidades mais graves: câncer, tuberculose, crupe, afonia, asfixia e ao incômodo e perturbável mau hálito.
Os alimentos devem ser sãos, variados e bem triturados pelos dentes, visto ser pela boca que começa a digestão.
Comer devagar, e não beber água ou outro qualquer líquido às refeições.
Beber de manhã, depois da higiene bucal, um copo de água serenada. À noite, outro, uma hora antes de se deitar ou uma chávena de chá de caroba, ou de gervão, carrapicho, chá mineiro, ou outros, que sejam diuréticos ou depurativos.
Após as refeições, lavar a boca e, se possível, escovar os dentes, mas de manhã é a noite, invariavelmente, é preciso escovar os dentes, fazendo, uso de pasta dentifrícia de boa qualidade e usar qualquer dentifrício, a fim de poder combater os efeitos deixados pelos detritos alimentares, localizados entre os dentes, onde a escova não chegue, mas usando a linha apropriada, em vez do palito, far-se-á bem a limpeza que se completará com o dentifrício.
É triste observar-se, pelo interior afora, jovens já de dentaduras postiças.
A água descalcificada e a fermentação produzida pelos detritos na boca, bem como as más digestões, etc., originam cáries e amolecimento dos dentes.
E, além disso, há o terrível mal produzido pela sífilis, que origina a piorréia, quistos, gengivites, etc.
É preciso, pois, muito cuidado com a boca.
É pela boca que a maioria dos seres se deforma ou intoxica. Portanto, boca cuidada, saúde eternizada.
Não se vá para a mesa, sem haver lavado antes as mãos.
Saia-se da mesa e vá-se lavar a boca.
Não se saia da mesa mal alimentado, mas também nunca empanturrado. Comer a toda hora é desgoverno e falta de educação.
Entre as refeições, beber apenas água, laranjada, limonada, qualquer refresco, mate ou leite ou comer frutas ao natural, mas nunca alimentos de panela ou doces quaisquer, porque iriam perturbar a digestão do almoço e ocasionar dores de cabeça, mau humor, dilatação do estômago, prisão de ventre, etc.
Vivamos com inteligência, comendo para viver fisicamente, mas não viver para comer, suicidando-se lentamente pelas intoxicações.
Convulsões
A convulsão tem por causa a febre alta, originada pelas complicações surgidas durante a dentição ou sufocação produzida pelos vermes, os quais se combatem, ministrando às crianças, nas mudanças de Lua, a medicação seguinte:
Chá de poejo e “Santa Maria”, 3 vezes ao dia; Cozimento 8, feito com água, no caso de não poder ser feito com vinho de ótima qualidade, Xarope 12, e se a criança não for amamentada pela genitora, ser-lhe-á dado leite fervido com hortelã, à noite, e durante o dia, leite e com mate. Se a criança tiver mais de 1 ano, também poderá tomar, uma vez ao dia, leite com suco extraído da erva “Santa Maria” ou Mastruço, tomando bem nota da seguinte dosagem:
Meia colher das de chá do suco da dita erva para meio copo de leite e Água Fluídica (uma parte de leite e duas de água, para criança até 1 ano; e partes iguais de água e leite, para criança de 1 a 3 anos; e leite puro para as de mais de 3 anos).
Externamente: - À noite ou quando a criança a dormir ranja os dentes, fazer com que ela aspire vinagre aromático ou alho. Com o vinagre, friccionasse o pescoço, a fronte e os pulsos.
É de toda a conveniência não dar gulodices (doces, balas, confeitos ou bombons) às crianças. Tudo que for além do doce de frutas, em calda, feito em casa, e que só deve ser dado ao jantar em dosagem de 30 gramas, é prejudicial à saúde da criança.
Convém adiantar que nem sempre o ranger de dentes das crianças é sintoma de vermes. Esse fenômeno dá-se também quando a criança está mal assistida, digere mal, ou é atormentada com o medo que lhe incutem do “velho-papão”, do “bicho”, do “cão”, do “gato”, e outros animais, de que se servem os pais ou pessoas ignorantes do que seja educar crianças, para exercerem autoridade sobre os infantes.
Quem assim procede é grandemente criminoso.
Produzindo os vermes sufocação ou convulsões, siga-se à risca o que acima fica e mais o que o Dr. Henrique de Castro aconselha para
Convulsões infantis e febre alta
Chá 12, três vezes ao dia, xarope 12, de 3 em 3 horas, alternadamente .
Banhos de água bem quente, sem atingir a cabeça, deitando na mesma duas colheres de mostarda, tendo o cuidado de que os pés fiquem sempre cobertos pela água durante o banho. Feito isso colocar na testa compressas de água fria, serenada, renovando-as à medida que sequem.
As compressas de pano de linho são as melhores; as de algodão em rama devem ser evitadas.
Não tendo evacuado, aplicar supositório de glicerina.
De meia em meia hora, Água Fluídica, com pingos de limão, às colheres (conforme a idade) 20 gotas de limão para um copo de Água Fluídica.
Feito isto com confiança, a febre cede, a criança melhora, porém esta medicação é apenas preventiva, de emergência.
Crupe
A mesma medicação acima, e mais:
Limpar a garganta com sumo de limão, por meio de pincel próprio, ou envolvendo o dedo indicador em algodão ou pano branco, mas bem limpo.
O crupe não passa de uma inflamação interna na garganta, com placas brancas, que, comprimindo os canais respiratórios, sufoca a criatura, pois, é criada uma película branca na garganta, que a tapa, e para se salvar a criatura, é preciso remover imediatamente essa película, pincelar bem a garganta com sumo de limão, limpar as placas, várias vezes ao dia, e mais:
Banhar o pescoço com vinagre quente e envolvê-lo também em panos de flanela, embebidos em vinagre bem quente, que serão renovados, à medida que esfriem. Por cima dos panos coloca-se uma flanela seca, e sobre a testa sempre compressas de Água Fluídica fria e bem fria.
Como nestes casos se requer calma, ação e presença de espírito, a primeira coisa a fazer-se, ate que se cuide do banho, etc., é colocar os pés em água bem quente, com mostarda, ou então sinapismos nas solas dos pés, ou pastas de mostarda, e na cabeça, água fria e com sumo de limão azedo, pincelando a garganta, abrindo os braços e as mãos do enfermo e fazendo movimento articular para que se produza rapidamente a respiração.
Noutros casos de somenos importância, aconselhasse o preventivo : Pinceladas na garganta com sumo de limão, chá 11, cozimento 8, xarope 12 e Água Fluídica, até serem feitas as prescrições médicas.
Tratamento para obsedados
Observe-se atentamente o que se acha exposto nos Capítulos X e XI, “Obsessão” e “Desobsessão”, desta obra, e faça-se mais o seguinte:
Mergulhar os pés e as pernas, ate aos joelhos, em água quente e vinagre (1/2 litro de vinagre comum para 10 litros de água, qualquer lata de gasolina ou querosene, bem limpa, serve), durante dez minutos, uma vez ao dia, agasalhando as pernas com cobertor.
Colocar compressa de água quente e vinagre sobre a parte posterior da perna, durante uma hora, agasalhando bem, para que se conserve quente a compressa. Num dia, compressa de água e vinagre, noutro dia, de cozimento de manjericão e folhas de eucaliptos.
Depois de seis aplicações dessas compressas quentes, apliquem-se as frias: água e vinagre um dia, água serenada pura, noutro dia. Suspendem-se as compressas quentes,
Banhos de assento em água fria a noite, de um minuto.
Três banhos gerais em água fria se for criatura forte, sendo débil ou velha, tomará banho com água quente, à temperatura do corpo. Os banhos frios devem ser rápidos, nunca excedendo de um minuto.
O obsedado pode comer de tudo, deverá comer mesmo, visto ser a alimentação mista a melhor, mas se ele quiser fazer a greve da fome, dê-lhe alimentação líquida ou quase líquida : leite, três ou quatro vezes ao dia. Uma vez ao dia, antes das 12 horas, dissolve-se uma ou duas gemas de ovos frescos no leite que deve tomar a essa hora.
Caldos da aveia, caldos de legumes, incluindo uma maçã, (tudo bem cozido, amassa-se e passa-se na peneira).
No leite, pode-se deitar uma colher, das de chá, de água de flor de laranjeira, em cada copo, caneca ou xícara grande de leite. Nunca se serve o leite ou líquidos em copo de vidro ao obsedado.
Todo obsedado carece muito de fósforo vegetal e este tem-no a maçã, o abacate, a cenoura, e os legumes. O leite também contém bastante fósforo e cálcio.
Deve-se combater a prisão de ventre no obsedado; portanto, havendo-a, deve tomar chá de salsaparrilha e sena, aos cálices, de hora em hora, (cinco gramas de salsaparrilha e três gramas de sena para meia garrafa de água).
Andar descalço algumas horas durante o dia, sobre terra molhada, gramado ou assoalho. Nas casas que não houver jardim ou terreno, molha-se a sala do banho para passear descalço nela, durante alguns minutos, de vez em quando, e no assoalho andar algumas horas.
Tomar cozimento ns. 4 e 9 e chás de eucaliptos, de alface e de maracujá.
A alimentação
A alimentação humana deve ser variada e mista, e, portanto, compreender alimentos albuminóides e hidrocarbonados, a fim de serem renovados, e asseguradores dos tecidos, dando ao organismo o calor e a força de que ele precisa.
Tenha-se sempre em consideração a idade e o sexo, clima, a compleição física, etc., para a escolha dos alimentos e quantidade a ingerir.
Toda alimentação é suficiente quando não se constata diminuição de peso.
Um homem que pese 70 quilos e que trabalhe medianamente, carece, para retomar as perdas sofridas durante 24 horas, de uma alimentação que, encerre as seguintes matérias:
Albumina .......................................................................................................... 118 gramas
Gorduras ............................................................................................................. 56 gramas
Hidratos de carbono ......................................................................................... 500 gramas
0 trabalho rústico, pesado, braçal, provoca maior consumo nos tecidos e exige maior quantidade de alimentação.
A pessoa doente, em repouso, ou a criatura que trabalha intelectualmente, não carece de tanta quantidade. Basta a alimentação que produza:
Albumina ............................................................................................................ 82 gramas
Gorduras ........................................................................................................... 318 gramas
Hidratos de carbono ......................................................................................... 318 gramas
Alimentos aconselháveis
Ovos - muito fósforo e ferro.
Miolos - fósforo.
Trigo - muita albumina.
Aveia - muita albumina, cal, fosfato, potassa, ferro e fósforo.
Alface e espinafre - Ferro
Cenouras e couves - ricas em ferro.
Batatas - açúcar, gordura e potassa.
Inhame - ferro, fósforo e arsênico.
Arroz (não vidrado) - muito fósforo.
Frutas - potassa, cal e ferro.
Leite - cal, fósforo e enxofre.
Legumes - potassa, cal, ferro e fósforo.
Fígado de animais novos - muito fósforo e ferro.
Carne, ovos e leite - muita albumina, grandes reparadores do corpo.
Macarrão - albumina, açúcar e amido, bom para rins.
Peixe - bom para rins, fígado, diabete e arteriosclerose.
Espinafre - muito ferro, gordura e arsênico, contém ácido oxálico; mau para os artríticos.
Fósforo - encontra-se na maçã, na gema, peixe, leite e queijo; cereais e legumes contem algum.
Presunto, carne de porco e peixe salgado - fazem mal aos rins.
Lentilhas e carne - produzem ácido úrico.
Melhor alimentação - Leite, ovos, legumes e frutas, há necessidade de gorduras sob a forma de nata, manteiga e gordura de coco e de amido que se encontra no arroz, tapioca, macarrão, etc. O óleo de soja e o óleo de milho são gorduras aconselháveis, inclusive o azeite de oliveira. Os trabalhadores intelectuais devem comer alimentos ricos de fósforo, ferro, arsênico, aliados à matéria azotada como a albumina.
Sopa nutriente
Põe-se para cozer, dentro de meio litro de água fervente, um bom molho de agrião, bem lavado.
Deixa-se cozinhar uns dez minutos, em fogo brando, em seguida côa-se a água e bate-se bem o agrião. Põe-se numa panela 20 gramas de manteiga, em seguida o agrião batido, depois uma colher de farinha de trigo: mistura-se tudo e desfaz-se com a água que cozeu o agrião, junta-se em seguida um litro e meio de leite e deixa-se ferver lentamente uma meia hora com a panela tampada, adicionando-lhe duas gemas de ovos e 100 gramas de manteiga.
Serve-se a sopa com torradinhas fritas na manteiga.
Regra sobre os alimentos
Não é recomendável comer em todas as refeições frutas e legumes, porque os estômagos delicados poderão sofrer com isso. A batata é o único legume que se pode comer, com qualquer outro alimento, mas sempre cozida ou assada; evitá-la frita por ser indigesta, devido à concentração de gordura.
O homem que trabalha braçalmente precisa comer mais do que aquele que trabalha intelectualmente. Este não precisa fazer mais do que duas refeições diárias, tomando leite de manhã e à tarde. Aquele, o trabalhador braçal, precisa fazer de três a quatro refeições, mas nunca sobrecarregando demais o estômago. Ate ao meio-dia pode comer carne, cereais, ovos, etc., do meio-dia para a noite, alimentos leves, devendo a última refeição ser de frutas e queijo.
Nunca deve-se comer frutas e doces ao mesmo tempo. Essa mistura pode ocasionar diarréias várias.
Aqueles que têm por hábito comer frutas às refeições no almoço e jantar, devem preferi-las antes das refeições, pois digerem melhor, fazem melhor ao estômago. Há frutas, como a maçã e a banana, que podem ser comidas cozidas conjuntamente com outros alimentos, principalmente carnes, porém, não se deve ingeri-las com outro legume-que não seja a batata.
É indispensável comer as frutas cruas antes dos demais alimentos quentes.
No tempo quente é preciso evitar a carne ou comer pouca.
Todo aquele que tenha estômago fraco ou indolente para digerir, deve comer duma só qualidade de fruta, bem como os legumes, deve preferir uma qualidade para cada refeição.
Variar sim, mas em cada refeição sempre que possível, uma qualidade.
Estômago fraco
Todas as pessoas de estômago fraco e que ingerem muitos líquidos, terminam por desenvolver muitos gases, os quais, nele se acumulando, produzem grande pressão no peito, principalmente sobre o coração. A respiração é por vezes difícil, a digestão muito lenta, e daí provêm à irritação e mau humor.
Os purgantes, pastilhas laxativas e outras drogas, são contra-indicados para combater o mal funcionamento do estômago e ventre.
Mons. Kneipp, o grande hidroterapista, aconselhava:
1º.) Aplicar flores de feno escaldadas, sobre o ventre e estômago, quentes, e conservá-las nessas regiões durante uma hora, sempre quentes;
2º.) Tomar um banho de assento, em água fria, durante um minuto, todas as noites;
3º.) Três vezes por semana, lavar o corpo todo com água fria, na qual se deve misturar um pouco de sal de cozinha;
4º.) Todos os dias tomar uma chávena de infusão de alvinto, salsa e hortelã, dividida em três porções. (Na falta de alvinto, toma-se chá mineiro de mistura com carobinha, hortelã), e espinheira santa.
Desde que o estômago esteja funcionando bem, deve-se passar a tomar todas as semanas dois ou três banhos de assento, dois banhos gerais, e uma chávena dos referidos chás três vezes ao dia.
Uma vez ou outra, de manhã e a noite, deve-se friccionar energicamente o ventre com vinagre e água fria.
Tomar uma colher de azeite de oliveira de boa qualidade, a noite.
Os chás de carobinha, mineiro, hortelã, gervão, erva cidreira, quebra pedra e erva pombinha, de folhas de abacateiro, etc., devem ser tomados de vez em quando, variando as qualidades.
O andar descalço em terreno limpo faz muito bem a todo o organismo, robustece todo o corpo, puxa os humores para baixo. Não se recear pisar em terra ou gramado molhado, entrar com os pés dentro d’água, marchar dentro dela.
Seguir os conselhos de Kune ou Kneipp é caminhar para o contato com a natureza.
Nosso corpo possui cerca de 75% de água, logo, necessita da sua racional aplicação.
Nos climas tropicais, tome-se banho frio, diariamente, de manhã, depois de alguma ginástica e exercícios respiratórios.
Mordedura de cobra ou picada de escorpião
Deve-se recorrer ao médico ou ao Instituto Pasteur imediatamente, mas estando em lugar desprovido desses recursos, tomar:
Chá de Guiné ou de caroba, uma xícara de hora em hora, durante três horas seguidas. Cozimento No. 8 aos cálices de 2 em 2 horas, durante 3 dias. Beber água com suco de limão. Lavar a mordedura, imediatamente, com amoníaco ou vinagre e bastante alho socado, demoradamente, ou colocar algodão embebido em amoníaco sobre o ferimento durante 24 horas. Depois, passar suco de erva “Santa Maria”, 3 vezes ao dia. (Esta erva é também conhecida por Mastruço).
Mordedura de cão hidrófobo
Recorrer, imediatamente, ao Instituto Pasteur ou ao Serviço Médico mais próximo.
Estando em lugares desprovidos de recursos médicos, deverá tomai' chá de caroba e Santa Maria, alternando-o, hora a hora, com chá de Guiné, durante 8 dias.
Cozimento No. 8, aos copos, de 3 em 3 horas. No dia seguinte, e durante 8 dias, tomar o mesmo cozimento, aos cálices de 3 em 3 horas, e o chá de, “Espinheira Santa”, 3 vezes ao dia. Beber água com suco de limão.
Lavar a mordedura com amoníaco e depois colocar compressas de cozimento de erva “Santa Maria” e Mostarda, e passar suco de “Santa Maria”, 3 vezes ao dia, alternando com mel de abelhas.
Se encontrar pelo caminho erva de “Santa Maria” (Mastruço) arrancará alguns pés, envolvê-los em um lenço e socá-los ou torcê-los, até extrair o suco suficiente para passar no ferimento.
Nota - Se o viandante for mordido, na passagem por lugares onde falte à medicação acima, não se deve impressionar; amarrará um lenço ou qualquer cordão acima da mordedura, porém, trará consigo sempre alho ou amoníaco, em abundância, e socando o alho, fará uma fricção demorada; procurará depois água corrente limpa, beberá bastante, mas muito mesmo, ainda que não tenha vontade, após lavará bem a parte ferida, espremendo até que venha sangue, e depois friccionará novamente com alho a parte ferida.
FORMULÁRIO
A finalidade do Racionalismo Cristão não é curar corpos nem doenças físicas, mas sim, esclarecer almas, preparar o ser humano para a luta pela vida, mostrando-lhe o caminho da Verdade.
As formulas que aqui são descritas, com as suas devidas indicações, prescritas e revistas pelo médico João Baptista Cottas, destinam-se apenas àqueles lugares onde não ha médicos, consultórios ou hospitais.
Aqueles que fizerem uso destas prescrições, racional e cientificamente, obterão a cura dos seus males.
As “Fórmulas-Dietas” de Nos. 1 à 9, fazem parte da medicação e não da alimentação. Todas elas visam, associadas aos cozimentos e xaropes, tonificar e fortalecer o organismo humano, debilitado ou enfraquecido, pelo mau uso do livre arbítrio.
FÓRMULA No. 1
CHÁ
5 gramas de flor de sabugueiro para cada xícara.
Tome, à noite, uma xícara deste chá, durante 3 noites seguidas. Para crianças, até 7 anos, metade da quantidade.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, levam-se ao fogo com a água necessária, e fervem 5 minutos.
FÓRMULA No. 1-C
CHÁ
5 gramas de flor de sabugueiro para cada xícara.
Para crianças, até 7 anos, metade da quantidade.
Aplicar ao deitar um escalda pés, e em seguida tomar uma xícara de chá, 3 noites seguidas.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, levam-se ao fogo com a água necessária, e fervem 5 minutos.
Os chás 1 e 1-C são indicados nos resfriados (gripes), quando acompanhados de temperatura elevada (febre de 38°, 39° e 40°).
Empregam-se nas afecções catarrais das vias respiratórias e a fórmula No. 1 tem também indicação no sarampo, tomando-se três vezes ao dia.
FÓRMULA No. 2
CHÁ
5 gramas de folhas de eucaliptos para cada xícara.
Tome uma xícara deste chá 6 noites seguidas, adoçado com mel de abelhas.
Para crianças, até 7 anos, metade da quantidade.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, levam-se ao fogo com a água necessária, e fervem 5 minutos.
FÓRMULA No. 2-C
CHÁ
5 gramas de folhas de eucaliptos para cada xícara.
Para crianças, até 7 anos, metade da quantidade.
Ao deitar, depois do banho em água morna, tomar uma xícara deste chá, 6 noites seguidas, adoçando com mel de abelhas.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, levam-se ao fogo com a água necessária, e fervem 5 minutos.
Os chás 2 e 2-C são indicados nos resfriados, nas tosses e nas bronquites, sendo principalmente expectorantes.
O chá de eucaliptos é aconselhado também no tratamento de pessoas obsedadas, tomando-se três vezes ao dia.
FÓRMULA No. 3
CHÁ
5 gramas de folhas de aroeira para cada xícara.
Tome 2 xícaras deste chá, uma de manhã e outra à noite, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, metade da quantidade.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, levam-se ao fogo com a água necessária, e fervem 5 minutos.
FÓRMULA No. 3-C
CHÁ
5 gramas de folhas de aroeira para cada xícara.
Para crianças, até 7 anos, metade da quantidade.
Tome ao deitar um banho de água morna, da cintura para baixo, durante 6 noites seguidas, e uma xícara deste chá, de manhã e à noite, também durante 6 dias seguidos.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, levam-se ao fogo com a água necessária, e fervem 5 minutos.
Estes chás têm propriedades depurativas do sangue e são usados também como anti-reumáticas.
FÓRMULA No. 4
CHÁ
5 gramas de folhas de caroba para cada xícara.
Tome duas xícaras, uma de manhã e outra à noite, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, metade da quantidade.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, levam-se ao fogo com a água necessária, e fervem 5 minutos.
FÓRMULA No. 4-C
CHÁ
5 gramas de folhas de caroba para cada xícara.
Tome uma xícara deste chá de manhã, ao meio-dia e à noite, durante 6 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, metade da quantidade.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, levam-se ao fogo com a água necessária, e fervem 5 minutos.
Estes chás são depurativos do sangue, sendo indicados em todas as doenças de origem sifilítica (certas erupções cutâneas, blenorragia, adenite, reumatismo, etc.).
Têm indicação também no tratamento da desinteria de origem amebiana.
FÓRMULA No. 5
CHÁ
5 gramas de carrapicho para cada xícara.
Tome duas xícaras, urna de manhã e outra à noite, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, metade da quantidade.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, levam-se ao fogo com a água necessária, e fervem 5 minutos.
FÓRMULA No. 5-C
CHÁ
5 gramas de carrapicho para cada xícara.
Tome três xícaras por dia, de manhã, ao meio-dia e à noite, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, metade da quantidade.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, levam-se ao fogo com a água necessária, e fervem 5 minutos.
Estes chás têm indicação rias doenças das vias urinárias: cistite, blenorragia, incontinência urinária; são poderosos diuréticos.
FÓRMULA No. 6
CHÁ
5 gramas de gervão para cada xícara.
Tome duas xícaras, uma de manhã e outra à noite, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, metade da quantidade.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, levam-se ao fogo com a água necessária, e fervem 5 minutos.
FÓRMULA No. 6-C
CHÁ
5 gramas de gervão para. cada xícara.
Para crianças, até 7 anos, metade de quantidade.
Tomar um banho de água morna às 11 horas do dia, e uma xícara deste chá de manhã, ao meio-dia e à noite, durante 15 dias seguidos.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, levam-se ao fogo com a água necessária, e fervem 5 minutos.
Estes chás são aconselhados nas doenças do fígado e estômago, na aerofagia (formação de gases), nas cólicas hepáticas e estomacais.
FÓRMULA No. 7
CHÁ
5 gramas de folhas de laranjeira para cada xícara.
Tome uma xícara deste chá à noite, durante 8 noites seguidas. Para crianças, de 7 anos, metade da quantidade, e para os de menos idade, a quarta parte.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, levam-se ao fogo com a água necessária, e fervem 5 minutos.
Este chá é empregado como calmante e indicado também nas cólicas de estômago e intestinos.
FÓRMULA No. 7-C
CHÁ
5 gramas de chá mineiro para cada xícara.
Tome uma xícara deste chá de manhã, ao meio-dia e à noite, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, metade da quantidade.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, levam-se ao fogo com a água necessária, e fervem 5 minutos.
O chá mineiro é um poderoso depurativo do sangue, anti-reumático, evita a arteriosclerose, descongestiona o fígado, regulariza a função intestinal, e aumenta o poder diurético.
FÓRMULA No. 8
CHÁ
5 gramas de hortelã para cada xícara.
Tome uma xícara deste chá durante 4 noites. Para crianças, até 7 anos, metade da quantidade.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, levam-se ao fogo com a água necessária, e fervem 5 minutos.
E indicado principalmente no combate aos vermes e nas indisposições de estômago.
FÓRMULA No. 9
CHÁ
5 gramas de capim cidrão para cada xícara.
Tome uma xícara deste chá 3 noites seguidas. Para crianças, até 7 anos, metade da quantidade.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, levam-se ao fogo com a água necessária, e fervem 5 minutos.
Indicado nas afecções das vias urinárias, nos gases intestinais, nas diarréias sanguíneas, nos catarros nasais e dores de dentes.
FÓRMULA No. 10
CHÁ QUEIMADO
Guaco ................................................................................................................. 10 gramas
Casca de limão (pequeno) ...................................................................................10 gramas
Folhas de laranjeira .............................................................................................10 gramas
Açúcar ................................................................................................................ 25 gramas
Água ................................................................................................................. 250 gramas
Tome uma xícara deste chá 3 vezes ao dia, durante 6 dias. Crianças, meia ou um quarto de xícara, conforme a idade.
Modo de o fazer: - Deitam-se as ervas e o açúcar na vasilha e queima-se tudo com brasas.
Depois deita-se a água a ferver e toma-se quente.
Exerce sua ação terapêutica nos resfriados, acompanhados de febre, rouquidão, tosse, amidalites e bronquites.
FÓRMULA No. 11
CHÁ
Flor de sabugueiro ................................................................................................ 5 gramas
Folhas de caroba ................................................................................................. 5 gramas
Casca de um limão azedo (pequeno)
Tome 2 xícaras ao dia, uma de manhã e outra à noite, durante 6 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, metade da quantidade.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, levam-se ao fogo com a água necessária, e fervem 5 minutos.
Indicação em qualquer resfriado, acompanhado de febre ou não.
FÓRMULA No. 12
CHÁ
Flor de sabugueiro ................................................................................................ 5 gramas
Folhas de pitangueira ........................................................................................... 5 gramas
Casca de um limão (pequeno)
Tome 3 xícaras ao dia, durante 3 dias.
Para crianças, até 7 anos, metade da quantidade.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, levam-se ao fogo com a água necessária, e fervem 5 minutos.
É um poderoso antigripal, estimulante, anti-infeccioso e indicado também nas digestões difíceis.
FÓRMULA No. 13
CHÁ
Flor de sabugueiro ................................................................................................ 3 gramas
Folhas de pitangueira ........................................................................................... 2 gramas
Tome 3 xícaras ao dia, durante 3 dias.
Para crianças, até 7 anos, metade da quantidade.
Modo de fazer: - Depois de lavadas as ervas, levam-se ao fogo com a água necessária, e fervem 5 minutos.
É um chá de ação tônica, calmante e indicado também nas gripes, asma e amidalites.
FÓRMULA No. 1
COZIMENTO
Flor de sabugueiro ................................................................................................ 5 gramas
Raiz de Altéia ....................................................................................................... 5 gramas
Folhas de laranjeira .............................................................................................. 5 gramas
Caroba .................................................................................................................. 5 gramas
Açúcar ................................................................................................................ 30 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos. Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, junta-se tudo com a água, ferve 15 minutos, côa-se e toma-se depois de frio.
É um poderoso depurativo do sangue; age sobre a mucosa intestinal como emoliente e tem ação também nas doenças pulmonares.
FÓRMULA No. 1-C
COZIMENTO
Flor de sabugueiro ................................................................................................ 5 gramas
Folhas de caroba .................................................................................................. 5 gramas
Folhas de laranjeira .............................................................................................. 5 gramas
Casca de limão ..................................................................................................... 5 gramas
Raiz de altéia ........................................................................................................ 5 gramas
Açúcar ................................................................................................................ 50 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome um cálice de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, uma colher de sopa.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, junta-se tudo com a água, ferve 15 minutos, côa-se e toma-se depois de frio.
Tem as mesmas propriedades do anterior, fazendo-se notar a ação anti-infecciosa, devido ao limão, que contém vitamina C.
FÓRMULA No. 2
COZIMENTO
Folhas de perobinha ............................................................................................. 5 gramas
Casca de pinho europeu ou nacional .................................................................... 5 gramas
Folhas de aroeira .................................................................................................. 5 gramas
Folhas de goiabeira .............................................................................................. 5 gramas
Açúcar ................................................................................................................ 30 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome um cálice de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças: de meses, uma colher das de chá; para as de 3 a 6 anos, uma colher de sobremesa; para as de 7 a 14 anos, meio cálice.
Modo de fazer: - Depois de lavadas as ervas, junta-se tudo com a água, ferve 15 minutos, côa-se e toma-se depois de frio.
É indicado nos casos de reumatismo, nas afecções nervosas, na histeria, na epilepsia, coqueluche e diarréia.
FÓRMULA No. 2-C
COZIMENTO
Gervão .................................................................................................................. 5 gramas
Carrapicho ............................................................................................................ 5 gramas
Folhas de tamarindo ............................................................................................. 5 gramas
Açúcar ................................................................................................................ 25 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome um cálice de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, uma colher de sopa.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, junta-se tudo com a água, ferve 15 minutos, côa-se e toma-se depois de frio.
Tem sua indicação terapêutica nas cólicas hepáticas, nas congestões hemorroidais; nas afecções das vias urinárias e principalmente contra solitária e vermes intestinais.
FÓRMULA No. 3
COZIMENTO
Gervão .................................................................................................................. 5 gramas
Erva de Santa Maria ............................................................................................. 5 gramas
Folhas de panacéia (Velame) ............................................................................... 5 gramas
Raiz de altéia ........................................................................................................ 5 gramas
Açúcar ................................................................................................................ 30 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome um cálice de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, uma colher de sopa.
Modo de fazer: - Depois de lavadas as ervas, junta-se tudo com a água e o açúcar, ferve 15 minutos, côa-se e torna-se depois de frio.
Poderoso depurativo do sangue; indicado nas afecções sifilíticas, na blenorragia, no reumatismo, doenças da pele e dores de cabeça.
FÓRMULA No. 4
COZIMENTO
Pau de Guiné ........................................................................................................ 5 gramas
Raiz de altéia ........................................................................................................ 5 gramas
Folhas de caroba .................................................................................................. 5 gramas
Flor de sabugueiro ................................................................................................ 4 gramas
Vinho do Porto ....................................................................................................... 1/2 litro
Tome uma colher de sopa de 3 em 3 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, metade da quantidade.
Modo de fazer: - Depois de lavadas as ervas junta-se o vinho, para ficar tudo de infusão durante meia hora. Depois disto, leva-se ao fogo, onde ferverá cinco minutos. Esta medicação é útil aos diabéticos.
Também é um ótimo depurativo do sangue. Indicado nas afecções da cabeça e dos olhos, no reumatismo artrítico e na falta de memória.
FÓRMULA No. 4-C
COZIMENTO
Carrapicho ............................................................................................................ 5 gramas
Erva Três Marias ou Conta de Lágrimas ............................................................. 5 gramas
Folhas de Caroba .................................................................................................. 5 gramas
Folhas de Panacéia ou Velame ............................................................................. 5 gramas
Capim Cidrão ....................................................................................................... 5 gramas
Açúcar ................................................................................................................ 30 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome um cálice de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, uma colher de sopa.
Modo de fazer: - Depois de lavadas as ervas, junta-se tudo com a água e o açúcar, ferve 15 minutos, côa-se e toma-se depois de frio.
Poderoso diurético, anti-sifilítico e reumático, tendo também indicação na hidropsia, na blenorragia e mordeduras de cobra.
FÓRMULA No. 5
COZIMENTO
Erva-mate ............................................................................................................. 5 gramas
Hortelã .................................................................................................................. 5 gramas
Capim Cidrão ou Capim Limão ........................................................................... 5 gramas
Folhas de laranjeira .............................................................................................. 5 gramas
Açúcar ................................................................................................................ 50 gramas
Água 1/2 ....................................................................................................................... litro
Tomar um cálice de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos. Parra crianças, até 7 anos, meio cálice.
Modo de fazer: - Depois de lavadas as ervas, junta-se tudo com a água e o açúcar, ferve 15 minutos, côa-se e toma-se depois de frio.
Age como calmante, estimulante da função digestiva, sendo aconselhado aos nervosos e debilitados, física e mentalmente.
FÓRMULA No. 5-C
COZIMENTO
Folhas de Perobinha ............................................................................................. 5 gramas
Casca de pinho europeu ou nacional .................................................................... 5 gramas
Folhas de Guaco ................................................................................................... 5 gramas
Folhas de Aroeira ................................................................................................. 5 gramas
Açúcar ................................................................................................................ 40 gramas
Água ........................................................................................................................ 1/2litro
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Modo de fazer: - Depois de lavadas as ervas, junta-se tudo com a água e o açúcar, ferve 15 minutos, côa-se e toma-se depois de frio.
Este cozimento é um poderoso anti-reumático, depurativo do sangue e com indicação também nas doenças nervosas.
FÓRMULA No. 6
COZIMENTO
Carrapicho ............................................................................................................ 5 gramas
Erva Três Marias ou Conta de Lágrimas ............................................................. 5 gramas
Erva Terrestre ....................................................................................................... 5 gramas
Folhas de Laranjeira ............................................................................................. 5 gramas
Açúcar ................................................................................................................ 30 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome um cálice de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos. Para crianças, até 7 anos, 1 colher de sopa.
Modo de o fazer: - Depois de lavadas as ervas, junta-se tudo com a água e o açúcar, ferve 15 minutos, côa-se e toma-se depois de frio.
Diurético, auxiliar da digestão e calmante.
FÓRMULA No. 6-C
COZIMENTO
Carrapicho ............................................................................................................ 5 gramas
Erva Três Marias ou Conta de Lágrimas ............................................................. 5 gramas
Folhas de Panacéia ou Velame ............................................................................. 5 gramas
Folhas de Guaco ................................................................................................... 5 gramas
Açúcar ................................................................................................................ 50 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher, e para as de meses, apenas uma colher das de chá.
Modo de fazer: - Depois de lavadas as ervas, junta-se tudo com a água e o açúcar, ferve 15 minutos, côa-se e toma-se depois de frio.
Diurético, anti-sifilítico, antiblenorrágico e indicado também nas ulcerações da língua e lábios.
FÓRMULA No. 7
COZIMENTO
Flor de Sabugueiro ............................................................................................... 5 gramas
Hortelã .................................................................................................................. 5 gramas
Manjericão ........................................................................................................... 5 gramas
Flor de Laranjeira ................................................................................................. 5 gramas
Açúcar ................................................................................................................ 10 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome um cálice de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças: de meses, uma colher das de chá; para as de 3 a 6 anos, uma colher das de sobremesa; para as de 7 a 14 anos, meio cálice.
Modo de fazer: - Depois de lavadas as ervas, junta-se tudo com a água e o açúcar, ferve 15 minutos, côa-se e toma-se depois de frio.
Indicado nos catarros pulmonares, na asma, nas tosses, principalmente de origem nervosa, como calmante e diurético.
FÓRMULA No. 8
COZIMENTO
Sene .................................................................................................................... 10 gramas
Maná .................................................................................................................. 10 gramas
Caroba ................................................................................................................ 10 gramas
Salsaparrilha ....................................................................................................... 10 gramas
Panacéia (Velame) ............................................................................................. 10 gramas
Açúcar ................................................................................................................ 60 gramas
Vinho do Porto ou tipo Porto .................................................................................... 1 litro
Tome um cálice de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças: de menos de 1 ano, uma colher das de chá; de 1 a 5 anos, meia colher de sopa; de 5 a 10 anos, meio cálice.
Modo de fazer: - Depois de lavadas as ervas, junta-se o vinho e o açúcar para ficar tudo de infusão durante meia hora. Depois disto, leva-se ao fogo, onde ferverá cinco minutos. Côa-se e toma-se depois de frio. (Este medicamento pode também ser feito por metade da quantidade indicada) .
De extraordinária ação purgativa, e depurativo por excelência do sangue, este medicamento é de grande efeito terapêutico em todas as doenças venéreas, de origem sifilítica: blenorragia, adenite, cancro, etc.
FÓRMULA No. 8-A
COZIMENTO
Sene .................................................................................................................... 10 gramas
Maná ou Casca de Uva Moscatel ....................................................................... 10 gramas
Salsaparrilha ou raiz de Salsa comum ................................................................ 10 gramas
Carqueja ou Caroba ............................................................................................ 10 gramas
Folhas de parreira ............................................................................................... 10 gramas
Açúcar ................................................................................................................ 60 gramas
Vinho do Porto ou vinho fino branco seco ............................................................... 1 litro
Tome um cálice de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças: de menos de 1 ano, uma colher de chá; de 1 a 5 anos, meia colher de sopa; de 5 a 10 anos, meio cálice.
Modo de fazer: - Depois de lavadas as ervas, junta-se o vinho e o açúcar para ficar tudo de infusão durante meia hora. Depois disto, leva-se ao fogo, onde ferverá cinco minutos. Côa-se e toma-se depois de frio. (Este medicamento pode também ser feito por metade da quantidade indicada).
Purgativo e depurativo.
FÓRMULA No. 9
COZIMENTO
Pau de Guiné ........................................................................................................ 5 gramas
Erva Silvestre ou Silvina ...................................................................................... 5 gramas
Casca de romã ...................................................................................................... 5 gramas
Folhas de Caroba .................................................................................................. 5 gramas
Flor de Sabugueiro ............................................................................................... 5 gramas
Vinho do Porto ou tipo Porto.................................................................................. 1/2 litro
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças: de 5 a 10 anos, meia colher de sopa e até 5 anos, uma colher de chá.
Modo de o fazer: - Lavadas as ervas, junta-se o vinho em uma vasilha, bem limpa, deixa-se ficar tudo de infusão durante uma hora, depois leva-se ao fogo brando e ferve 10 minutos. Côa-se e tomasse depois de frio.
Tem indicação importante nas hemoptises, nos escarros sanguíneos, nas paralisias de ordem periférica e nos edemas das pernas (inchação).
FÓRMULA No. 10
COZIMENTO
Passas ................................................................................................................. 50 gramas
Figos ................................................................................................................... 60 gramas
Mel de abelhas puro ......................................................................................... 100 gramas
Altéia .................................................................................................................. 30 gramas
Vinho do Porto ou tipo Porto .................................................................................... 1 litro
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças: de 5 a 10 anos, meia colher de sopa, e até 5 anos, uma colher de chá.
Modo de fazer: - Ferve-se o vinho 5 minutos antes de fazer a infusão; depois, junta-se tudo ao vinho e fica de infusão durante hora, indo ao fogo, novamente, para ferver tudo, mais 5 minutos (Este medicamento pode também ser feito por metade da quantidade indicada).
Este medicamento é um ótimo tônico, fortificante extraordinário, de indicação terapêutica em todos os casos da fraqueza e depauperamento orgânico.
FÓRMULA No. 1
XAROPE
Agrião .............................................................................................................. 100 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 250 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Modo de fazer: - Ferva o agrião só com a água, 15 minutos côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
É aconselhado nas doenças pulmonares, na escrofulose e no escorbuto (doença causada pela carência de vitamina C, caracterizada pela tendência às hemorragias).
FÓRMULA No. 1-C
XAROPE
Agrião .............................................................................................................. 180 gramas
Raiz de Altéia ..................................................................................................... 10 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 300 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Modo de o fazer: - Ferva as ervas só com a água, 15 minutos, côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
Muito empregado no tratamento das moléstias pulmonares.
FÓRMULA No. 2
XAROPE
Erva de Santa Maria ........................................................................................... 50 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 180 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Modo de fazer: - Ferva a erva só com a água, 15 minutos, côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
Útil no reumatismo.
FÓRMULA No. 2-C
XAROPE
Erva de Santa Maria ........................................................................................... 60 gramas
Caroba ................................................................................................................ 30 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 450 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Modo de fazer: - Ferva a erva só com a água, 15 minutos, côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
Indicado no tratamento da sífilis, blenorragia e reumatismo.
FÓRMULA No. 3
XAROPE
Folhas de Guaco ................................................................................................. 25 gramas
Caroba ................................................................................................................ 25 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 450 gramas
Água .......................................................................................................................... 1 litro
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Modo de fazer: - Ferva a erva só com a água, 15 minutos, côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
Aconselhado na rouquidão, nas bronquites e tosses.
FÓRMULA No. 3-C
XAROPE
Folhas de Guaco ................................................................................................. 30 gramas
Caroba ................................................................................................................ 30 gramas
Erva de Santa Maria ........................................................................................... 30 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 450 gramas
Água .......................................................................................................................... 1 litro
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Modo de fazer: - Ferva a erva só com a água, 15 minutos, côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
Expectorante, estimulante e depurativo do sangue.
FÓRMULA No. 4
XAROPE
Gervão ................................................................................................................ 50 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 180 gramas
Água........................................................................................................................ 1/2 litro
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Modo de fazer: - Ferva a erva só com a água, 15 minutos, côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
Usado nos catarros asmáticos, nas febres e resfriados.
FÓRMULA No. 4-C
XAROPE
Gervão ................................................................................................................ 30 gramas
Erva de Santa Maria ........................................................................................... 20 gramas
Raiz de Altéia ..................................................................................................... 20 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 500 gramas
Água 1/2 ....................................................................................................................... litro
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Modo de fazer: - Ferva a erva só com a água, 15 minutos, côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
Indicado não só nas doenças gastrintestinais, mas também nas moléstias pulmonares.
FÓRMULA No. 5
XAROPE
Folhas de Panacéia ............................................................................................. 30 gramas
Erva Três Marias ................................................................................................ 30 gramas
Gervão ................................................................................................................ 30 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 450 gramas
Água .......................................................................................................................... 1 litro
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Modo de fazer: - Ferva a erva só com a água, 15 minutos, côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
Empregado como sudorífero, contra febre e resfriados.
FÓRMULA No. 5-C
XAROPE
Gervão ................................................................................................................ 20 gramas
Panacéia ............................................................................................................. 20 gramas
Erva de Santa Maria ........................................................................................... 20 gramas
Caroba ................................................................................................................ 20 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 450 gramas
Água .......................................................................................................................... 1 litro
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Modo de fazer: - Ferva a erva só com a água, 15 minutos, côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
Anti-reumático, anti-sifilítico e antifebril.
FÓRMULA No. 6
XAROPE
Cambará ............................................................................................................. 50 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 180 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome uma colher de chá de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Modo de fazer: - Ferva a erva só com a água, 15 minutos, côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
Excelente expectorante. Muito usado nas afecções pulmonares, afecções catarrais com tendência à asma, na coqueluche, é ótimo cala da tosse.
FÓRMULA No. 7
XAROPE
Raiz de chicórea ............................................................................................... 100 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 250 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome uma colher de chá de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Modo de fazer: - Ferva a raiz só com a água, 15 minutos côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
Empregado no tratamento da bronquite e inflamação do fígado.
FÓRMULA No. 8
XAROPE DE TOLU
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Ótimo expectorante e calmante da tosse.
FÓRMULA No. 9
XAROPE
Casca de pinho europeu ou nacional .................................................................. 50 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 250 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome uma colher de chá de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Modo de fazer: - Ferva a casca só com a água, 15 minutos, côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
Indicado nas afecções catarrais crônicas, nas tosses e anti-escorbútico.
FÓRMULA No. 10
XAROPE
Raiz de Salsaparrilha .......................................................................................... 50 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 250 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome uma colher de chá de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Modo de fazer: - Ferva a raiz só com a água, 15 minutos, côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
Anti-sifilítico, anti-reumático e depurativo. Empregado também nas moléstias da pele.
FÓRMULA No. 11
XAROPE DE GROSELHA
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Expectorante e calmante da tosse.
FÓRMULA No. 12
XAROPE
Casca de limão ................................................................................................... 50 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 250 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome uma colher de chá de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Modo de fazer: - Ferva a casca só com a água, 15 minutos, côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
Antifebril. Útil nas tosses e bronquites.
FÓRMULA No. 13
XAROPE
Folhas de pitangueira ......................................................................................... 50 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 450 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Modo de fazer: - Ferva as folhas só com a água, 15 minutos, côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
Tônico e anti-reumático.
FÓRMULA No. 13-C
XAROPE
Folhas de pitangueira ......................................................................................... 30 gramas
Folhas de laranjeira ............................................................................................ 20 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 300 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Modo de fazer: - Ferva a erva só com a água, 15 minutos, côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
Tônico, calmante e muito útil nas dores precordiais (dos tuberculosos).
FÓRMULA No. 14
XAROPE
Casca de romã .................................................................................................... 50 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 450 gramas
Água .......................................................................................................................... 1 litro
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para criança, até 7 anos, meia colher, de 3 em 3 horas.
Modo de fazer: - Ferva a casca só com a água, 15 minutos, côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
Empregado nas inflamações da garganta e da boca.
FÓRMULA No. 15
XAROPE
Folhas de goiabeira ............................................................................................ 15 gramas
Folhas de marmeleiro ......................................................................................... 20 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 350 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Modo de fazer: - Ferva as ervas só com água, 15 minutos, côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
Indicado nas gripes com sintomas de tosse e diarréia.
FÓRMULA No. 16
XAROPE
Folhas de pitangueira ......................................................................................... 15 gramas
Folhas de Guaco ................................................................................................. 10 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 200 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome uma colher de chá, de hora em hora, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, meia colher.
Modo de fazer: - Ferva as ervas só com água, 15 minutos, côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
Serve para combater a rouquidão, a asma. É um ótimo peitoral e tônico.
FÓRMULA No. 17
XAROPE
Casca de laranja amarga ....................................................................................... 5 gramas
Erva-mate ........................................................................................................... 20 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 400 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome meio cálice de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Para crianças, até 7 anos, uma colher de chá de 3 em 3 horas.
Modo de fazer: - Ferva as ervas só com água, 15 minutos, côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
Calmante, tônico, sendo aconselhado aos nervosos e debilitados.
XAROPE DE CAFÉ
Café em grão cru, ou casca de café .................................................................... 50 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 180 gramas
Água ....................................................................................................................... 1/2 litro
Tome uma colher de chá de 2 em 2 horas, durante 15 dias.
Modo de fazer: - Ferva o café só com a água, 15 minutos, côa-se e leva-se essa água, com o açúcar, ao fogo, até ficar em ponto.
XAROPE DE NABO
Nabo ................................................................................................................... 50 gramas
Açúcar .............................................................................................................. 250 gramas
Modo de fazer: - Corta-se o nabo e põe-se uma noite ao sereno, com o açúcar. No dia seguinte, ferve-se, sem água, até dar o ponto de xarope.
Tome uma colher de sopa de 2 em 2 horas, durante 15 dias seguidos.
Os xaropes de café e de nabo são indicados para as crianças com coqueluche.
O xarope de nabo é também muito eficiente na bronquite.
FÓRMULA No. 1
D
Leite de manhã e à noite, durante 15 dias seguidos.
FÓRMULA No. 1-C
D
Leite de manhã e à noite, durante 15 dias seguidos, com uma colher, das de chá, de suco de Santa Maria.
FÓRMULA No. 2
D
Leite de manhã, ao meio-dia e à noite, durante 15 dias seguidos.
FÓRMULA No. 2-C
D
Leite com mate, de manhã, ao meio-dia e à noite, durante 15 dias seguidos.
FÓRMULA No. 3
D
Cozinhe 2 ovos, tire as gemas e coma-as com sal e miolo de pão; depois tome um copo de leite.
De manhã, em jejum, durante 10 dias seguidos. Para crianças até 7 anos, metade da quantidade.
FÓRMULA No. 3-C
D
Tome um copo de leite de manhã, ao meio-dia e à noite, com uma colher das de chá de aguardente, durante 15 dias seguidos.
FÓRMULA No. 4
D
Chupe 2 laranjas de manhã, em jejum, durante 6 dias seguidos.
FÓRMULA No. 5
D
Tome água de coco seco, de manhã, em jejum, durante 6 dia seguidos.
FÓRMULA No. 6
D
Coma mamão, de manhã e à tarde, durante 15 dias seguidos.
FÓRMULA No. 7
D
Mingaus de araruta, aveia, tapioca, cinco cereais ou fosfatina (a escolher), às 15 horas, durante 15 dias seguidos.
FÓRMULA No. 8
D
Coma um abacate pela manhã, em jejum, durante 6 dias seguidos.
FÓRMULA No. 9
D
Coma uma maçã assada, com açúcar, de manhã, em jejum, durante 15 dias seguidos.
FELIZ NATAL DE PEDRO E EQUIPE A TODOS
NATAL DE 2012POMIN.pps
[URL=http://www.4shared.com/office/7Ksrm32d/NATAL_DE_2012POMIN.html]NATAL DE 2012POMIN.pps[/URL]
sexta-feira, 30 de março de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário