Nenhum alimento melhor do que o leite materno. Toda mulher-mãe deve cuidar da sua saúde e saber alimentar-se para poder transmitir saúde ao seu filho.
O estado psíquico da mãe e os alimentos que ingerir repercutem diretamente no leite, beneficiarão ou afetarão a criança. Assim sendo, toda mãe deverá ter noções de higiene mental e física, manter-se sempre calma e asseada, comer a horas certas, mastigar bem os alimentos, tomando leite três vezes ao dia, comendo caldos de legumes engrossados com aveia (o leite e a aveia darão o fósforo e o cálcio tão precisos na alimentação), não tomar café nem chá da índia, álcool, cerveja ou guaranás. Beber só água, de preferência serenada, leite, mate, e chás de casca de carvalho, de casca de cajueiro, de folhas de abacateiro, chá mineiro, de erva cidreira, mas ingerindo pouca quantidade de cada vez, mesmo a água. Esta faz melhor, aos cálices de hora em hora.
Se a mãe é robusta, tem leite bastante, ate ao 6º. mês, nada mais dará ao filho do que o seu leite.
Do 3º. mês em diante dará suco de laranja lima, uma ou duas vezes ao dia. Não sendo laranja lima, deve adicionar ao suco algum açúcar. Do 6° mês, em diante, mingaus ralos das seguintes farinhas: maisena, cinco cereais, farinha de arroz, araruta, aveia bem cozida e coada, caldo de legumes, cozidos com uma pitadinha de sal e algum azeite de boa qualidade e depois coados.
Uma colher das de chá de suco de tomate (bem fresco o fruto) duas vezes ao dia.
0 comentários:
Postar um comentário